Onde está a tal da felicidade?




Felicidade - s. f. -> 1. Concurso de circunstâncias que causam ventura. 2. Estado da pessoa feliz. 3. Sorte. 4. Ventura, dita. 5. Bom êxito.

Mas onde se encontra esta tal felicidade?
Isso dá em árvore?
Existe uma pílula? Em que farmácia encontramos?
Muitos dizem que está dentro de nós...
Outros só a encontram no outro.

Para mim, felicidade é estar de bem consigo mesmo e com o mundo.
É ter satisfeitas todas as "necessidades básicas" do ser humano.
É sorrir...Gargalhar! Chorar de alegria... É um abraço apertado de alguém querido, é um sorriso inocente de uma criança, é ver feliz quem eu amo, é uma palavra de consolo para quem precisa, é poder ajudar como puder, é ver que ainda existem pessoas caridosas, é ouvir os reprimidos, é escutar as histórias dos mais velhos e aprender com eles, é tentar ser uma pessoa melhor e tentar fazer um mundo melhor... É tanta coisa!

Felicidade plena não sei se é possível, pois como seres humanos, nunca estamos plenamente satisfeitos. Todo o tempo procuramos mudar algo, queremos mais do que temos.

O que nos move é aquele vazio interior que faz com que busquemos preenchê-lo de alguma forma. E quando encontramos algo que preencha, outro "vazio" surge... E vamos em busca de outra coisa.

Somos seres insatisfeitos. Nunca conseguimos ser plenamente felizes.
Temos momentos felizes.

Mas essa insatisfação é o que nos faz viver. É nosso combustível.

Algumas pessoas não conseguem lidar com frustração e não tem forças para preencher seu "vazio interior". Por não conseguir encontrar solução para seus problemas, preferem uma saída de emergência como a morte. Não acho que sejam covardes. Pelo contrário, acabar com a própria vida requer coragem. Mas também demonstra um certo egoísmo, um egocentrismo.

Confesso que diversas vezes me deparei com essa idéia de única saída para os meus problemas, mas percebi que eles não se resolvem desta forma. A gente morre e os problemas permanecem para aqueles que ficam. E muitas vezes até aumentam.

A busca pela felicidade é um caminho árduo, cheio de obstáculos, de precipícios, de pedras e de pessoas para nos derrubar. Mas a persistência, a força de vontade, a fé, o conhecimento, a coragem e o amor próprio são os melhores companheiros para percorrer este caminho sem fim.

Ser feliz é algo subjetivo. Não existe uma fórmula certa. Cada um tem uma maneira diferente de se SENTIR feliz. Cada um encontra um pouco de felicidade em coisas diferentes e em momentos diferentes da vida.

E assim continuamos nossa eterna busca pela tal felicidade....

Ainda estou a procura da minha. A cada dia... Um pouquinho de cada vez...!


“Creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão..."
___________________________________________________________________________

Como estamos em plena Conferência em Copenhague discutindo as mudanças climáticas, as ações humanas sobre a natureza, e mais um monte de coisas que espero que sejam discutidas, aí vai uma tirinha do blog Um Sabado Qualquer:

Comentários

Marcos disse…
Penso como você, querida...
A gente nunca tá totalmente satisfeito, né...

Para mim, a felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia... Nos momentos que na maioria das vezes parecem tão banais...

Também busco a minha todos os dias!

Beijo
Rafael Sperling disse…
Ser feliz é comer bolo e não ficar triste.
RaH disse…
hahahaha....!
Esse tipo de bolo não deixa triste mesmo! ehehe
Marina disse…
Felicidade é "poder estar com quem você gosta em algum lugar..."

gostei!

beijão
Déia disse…
Felicidade, bem... ela está dentro de nós.. assim como a dor, a tristeza, a insegurança, a raiva...etc.

Só precisamos cuidar bem e alimenta-la para que cresça!

beijocas
Felicidade é o sentido da vida...mas é como tu disse, é algo muito subjetivo, cada um tem sua idéia de felicidade.

Um super beijo!!!